Treinamento para vendedores: vale a pena participar de um?

 

Seja você um profissional de vendas, seja o gerente de uma equipe comercial, provavelmente já considerou a possibilidade de participar de um treinamento para vendedores. Afinal, existe um bom número de cursos e palestras sobre o assunto no mercado. 

No entanto, será que vale mesmo a pena participar de um treinamento para vendedores? Se você for um vendedor experiente, faixa-preta, capaz de bater metas sem grandes dificuldades, o que será que um curso pode ensinar que você já não saiba?

Na verdade, muita coisa. Pois é, mesmo os mais experientes e capazes dos vendedores ainda podem aprender muito, caso se dediquem a estudar.

Isso porque o mundo das vendas é altamente complexo e em constante evolução. As técnicas de neurovendas comprovam como há sempre algo novo a aprender.

Mas como encontrar um bom treinamento para vendedores que valha a pena participar? É o que veremos no artigo abaixo. Por isso, continue lendo!

Por que participar de um treinamento para vendedores?

Para muita gente, o ato de vender ainda é algo considerado como instintivo, ou seja: um processo sem formulação lógica, que só é realizado através de uma ação subconsciente.

Portanto, para essas pessoas, não adianta aprender uma metodologia de vendas pois uma venda é fechada no “olho no olho” e não há sistema que ajude nisso.

Para outras pessoas, a crença é no contrário: uma venda é um roteiro e, quanto mais controlado for o processo, melhores os resultados obtidos.

Para quem pensa assim, um bom vendedor deve saber decorar um roteiro de vendas e não escapar dele durante a execução.

No entanto, o fato é que ambas as visões têm seus pontos positivos, mas não conseguem dar conta de descrever 100% de um processo de vendas.

De fato existe uma parte do processo que é intuitivo. O vendedor deve ler o contexto e compreender algumas informações com base nisso. Por outro lado, é verdade que uma estruturação básica pode ajudar a vender mais.

Dito isso, um treinamento para vendedores serve para eliminar mitos desse tipo e entregar para o profissional um conjunto de ferramentas mais amplo. Nem sempre a intuição dará conta de fechar uma venda e nem sempre o roteiro será o suficiente.

O ideal, portanto, é que o profissional tenha a versatilidade para se adaptar a qualquer situação e tenha em seu cinto de utilidades as ferramentas necessárias para vencer objeções e ativar o desejo de compra no consumidor.

Isso só se aprende com muitos treinamentos para vendedores, dos mais variados tipos e com as mais distintas metodologias, além de muita aplicação prática até dominar o que foi aprendido.

É por isso que sim, mesmo que você seja um vendedor com anos de experiência no currículo, ainda assim vale a pena aprender coisas novas e treinar o seu processo de vendas.

Como escolher um bom curso, palestra ou treinamento?

O fato de valer a pena participar de um treinamento de vendas não faz com que todos os cursos no mercado sejam válidos. Pode ser que você já conheça o conteúdo de um deles, pode ser que as aulas simplesmente não sejam boas.

Portanto, é importante aprender como escolher um bom conteúdo para entender e aprimorar o seu processo de vendas. 

Abaixo, listamos algumas perguntas que ajudarão como identificar um bom curso ou treinamento para vendas. Confira quais são:

  • Este curso/livro/palestra/treinamento pode me ajudar a atingir meu objetivo?
  • Eu terei como aplicar esse conhecimento na prática?
  • A opinião dos alunos que fizeram o curso é positiva?
  • O professor ou professores têm notório conhecimento?
  • O treinamento está dentro do meu orçamento?

Se as respostas para esses questionamentos forem positivas, então é sinal de que você encontrou um bom curso ou treinamento para a sua carreira ou para os colaboradores do seu time comercial.

Como avaliar se o treinamento trouxe resultados?

Se você quer avançar a sua carreira ou tornar o seu time de vendas mais competitivo, é importante investir em treinamentos e cursos. No entanto, também é essencial acompanhar os resultados obtidos para saber se essas formações foram eficazes ou não.

Você pode medir o sucesso do seu treinamento para vendedores ao acompanhar o efeito dele nos seus indicadores de desempenho. Por exemplo, suponha que você fez um curso focado em fechar mais negócios. Analise qual foi o efeito dessa formação na sua taxa de fechamentos. Ela aumentou, diminuiu ou continuou igual? Aproveite e compare os resultados com a taxa de fechamentos de outras pessoas na sua equipe, que não fizeram o curso ou não aplicaram o conteúdo. Isso permitirá que você possa ter maior rigor científico na sua verificação.

Suponha que você se matricule no curso Vendedor Pregão de Guerra, focado em vendedores de carros. Lá, é ensinada a metodologia do Pregão de Guerra, responsável por ajudar nossos clientes a venderem o equivalente a um mês inteiro de vendas em apenas um dia.

Depois de fazer o curso, absorver o conteúdo e colocá-lo em prática, veja qual foi o impacto obtido em seus resultados. Provavelmente você notará um aumento na sua taxa de conversão, já que o curso foi montado para ajudar os alunos a fecharem mais negócios (nossa taxa de conversão nos eventos Pregão de Guerra é de 25%, por exemplo).

Se você aprendeu a importância de treinamentos para vendedores neste conteúdo, por que parar aqui? Existe muito mais para aprender e colocar em prática de modo a tornar o seu trabalho cada vez mais eficaz e com melhores resultados.

Pensando nisso, nós criamos o grupo Pregão de Guerra no Telegram, para compartilhar conteúdos exclusivos que ajudarão a sua empresa a bater metas de vendas regularmente. Quer acessar o grupo e aproveitar esse material? Então clique aqui!

Trending Blogs & Creative Insights

Discover expert tips, AI techniques and creative inspiration to enhance your image-generation skills.

Um método patenteado criado por Alexandre Jacques, baseado em fundamentos científicos como Neuromarketing, Gamificação Economia Comportamental, que gera vendas massivas em um único dia.

Todos os direitos reservados ao Pregão de Guerra © 2025