Área comercial: 6 pilares que melhoram a performance

Todo negócio que possui uma área comercial sabe que o foco principal é fazer com que a equipe de vendas influencia na decisão de compra do cliente.

Quando isso não acontece, é porque algo está errado, neste caso: sua área comercial não está performando como deveria.

E como você já viu em outros textos do nosso blog, a área de vendas é movida por vários objetivos, e claro que vender é um deles.

Mas, para que a venda aconteça é necessários alguns pilares.

E talvez a área comercial da sua empresa não está performando como deveria justamente por conta da falha ou falta desses pilares.

Para que o seu cliente tome a decisão de compra, primeiramente, a sua área comercial deve:

  • Conhecer de maneira profunda o perfil de cliente que busca pelo produto ou serviço;
  • Estruturar seu comportamento
  • E acima de tudo ofertar a solução certa para aquela dor.

Então, se antes a área de vendas era vista apenas como uma ferramenta que venderia a qualquer custo para garantir o lucro do negócio, de alguns anos para cá, felizmente, esse cenário mudou.

Garantir a satisfação do cliente, desenvolver um relacionamento firme e confiável, e resolver o problema do cliente se tornaram o objetivo principal.

Logo, a decisão de compra do cliente é uma consequência de ter experienciado uma excelente jornada de venda. 

Afinal, quando falamos sobre jornada de vendas, automaticamente falamos sobre toda a experiência do cliente, uma experiência boa muitas vezes nos garante a conquista daquele cliente.

Isso quer dizer que ele relacionamento dele com o seu produto ou serviço não será resumido apenas naquela vez, e sim a oportunidades futuras.

Agora, se tudo o que eu falei até aqui não parece familiar para a sua empresa, então, é esse o sinal que você precisava para realizar uma mudança na sua área comercial e garantir uma alta performance.

Então, me acompanhe até o final e descubra 10 pilares que vão trazer alta performance para a área comercial da sua empresa.

1. Não soluciona problemas e não atende as expectativas

O propósito da área de vendas continua sendo vender, porém, o conceito mudou.

Vender deixou de ser apenas a troca de mercadoria por dinheiro. O conceito agora é que a área de vendas PRECISA gerar valor para o cliente.

E como faz isso? Simples, solucionando problemas e atendendo às expectativas de seus clientes.

Não basta saber tudo sobre o produto ou serviço que está oferecendo, o padrão mudou.

E agora se faz necessário inovar quando o assunto é motivação, afinal há momentos que o próprio cliente está desmotivado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela State Of Customer Experience, 76% dos consumidores esperam que as empresas compreendam suas necessidades  e expectativas; 84% dos consumidores anseiam por uma experiência personalizada e 64% afirmam que possuem altas expectativas.

Analisando esses dados, é possível chegar a conclusão que a área de vendas da sua empresa deve mais do que nunca adotar para si o conceito em que o sucesso do cliente automaticamente é o sucesso do vendedor.

E esse conceito chamado “customer success” mudou a estrutura da área de vendas atual.

Assim, trazendo novos cargos e funções para que consigam dar conta do alto padrão de exigências dos clientes.

2. A sua área de vendas precisa de um diretor comercial

Também conhecido como CSO, o diretor comercial é o responsável pela estratégia comercial da empresa e pelo alinhamento das equipes de vendas com os objetivos dos clientes.

  • Precificação;
  • Mix de produtos;
  • Canais de vendas;
  • Público alvo;
  • Pesquisa de mercado;
  • Satisfação dos clientes;
  • Metas financeiras;
  • Resultados coerentes;

São responsabilidade de um diretor comercial. 

E talvez você não saiba, mas é a falta de um diretor comercial que faz com que a sua área comercial não performe como deveria.

3. Gerente de vendas

O nome já diz tudo, uma equipe de vendas precisa de alguém que realize um gerenciamento, assim, garantindo que as metas venham ser cumpridas.

  • Recrutamento;
  • Seleção;
  • Treinamento;
  • Avaliação de desempenho;
  • Alinhamento de estratégia de vendas;

Também são algumas responsabilidades que um gerente de vendas possui para que a área comercial performe como deveria.

Além da responsabilidade com a equipe de vendas, o gerente de vendas também possui responsabilidades que estão ligadas diretamente ao cliente.

Afinal o atendimento ao cliente pode sempre ser aprimorado um pouco mais, e é de sua responsabilidade realizar ajustes e inovações, além de fazer análises que vão desde a prospecção de clientes até o pós venda.

4. A inovação do SDR na área comercial

Se você não sabia da existência do cargo de SDR (Sales Development Representative) ou só “pré-vendas”, fique tranquilo, a área realmente é nova e talvez seja isso que falta para a sua área comercial performar como deveria.

O time de marketing é um dos responsáveis por entregar leads qualificados para a equipe de vendas, mas, o SDR também vem realizando essa tarefa.

Além de buscar por novas oportunidades de negócios, o SDR identifica clientes que fazem parte do perfil da empresa, além de qualificar o lead para que a chance de tomada de decisão pela compra seja maior dentro da abordagem de vendas.

O time de pré-vendas é responsável por fazer o primeiro contato.

Com isso os vendedores quando estão em contato com esses clientes conseguem focar sua energia apenas no objetivo de fechar o negócio, assim, aumentando a taxa de conversão com os clientes qualificados e trazendo um bom retorno.

Resumindo, o time de SDR faz o papel de um filtro dentro da área comercial, assim, os vendedores otimizam seu tempo sem perder tempo com clientes que não estão preparados para a etapa de compra.

5. Chegou a hora do closer

O  closer recebe das mãos do SDR os leads que estão mais qualificados para a etapa de venda, logo, as chances de finalizar a jornada de compra entregando satisfação ao cliente é enorme.

Responsável por identificar oportunidades de negócios, realizar uma abordagem com foco na tomada de decisão do cliente, entregando propostas coerentes e realizando demonstrações de produtos ou serviços.

O closer é um negociador nato e possui habilidade de vendas como poucas pessoas têm.

Com isso, uma rápida conversão, satisfação e solução do problema do cliente são detalhes quase que certos na jornada de compra.

Suas vendas são realizadas de diversas formas, através de Inside Sales, por meio de e-mails, mensagens de aplicativo, telefonemas e chamadas de vídeos ou até mesmo por meio do low touch se a venda for de um produto ou serviço simples e high touch que o produto ou serviço for mais complexo e necessitar de vários contatos.

Uma outra habilidade do closer é realizar vendas através do modelo Fiel Sles que ao contrário do Inside Sales que acontece dentro do escritório.

Nesse caso, o closer realiza suas vendas de forma externa, assim, fazendo visitas aos seus clientes e fechando a compra pessoalmente.

6. Analista de pós-venda

Após todos esses pilares que você viu até aqui, chegou a hora de conhecer aquele que será um grande diferencial da sua área comercial.

Afinal, a jornada do cliente não termina após a tomada de decisão pela compra.

Muito pelo contrário, o pós venda é uma ferramenta que PRECISA ser exercitada dentro do seu negócio, assim, garantindo que o cliente sempre retorne à sua empresa em busca de soluções para as suas dores.

Uma vez que o cliente experimenta uma jornada de compra e se sente satisfeito, é hora do analista de venda garantir a fidelização desse cliente

Assim, acompanhar os clientes, identificar suas necessidades posteriores, ouvir qualquer reclamação e sanar dúvidas sobre o produto ou serviço são algumas responsabilidades que esse pilar possui.

Diagnosticar e desenvolver soluções  para a melhoria do pré-venda com o intuito de construir relacionamentos e conexões emocionais sólidas junto aos seus clientes é uma habilidade incrível que o analista de pós venda da sua área comercial precisa ter.

Pregão de guerra é para você que quer uma área comercial de alta performance

Agora que você identificou os 6 pilares que vão trazer alta performance para a área comercial da sua empresa, chegou a hora de revelar uma surpresa para você que irá mudar a cara do seu negócio!

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA! 

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO! Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

Trending Blogs & Creative Insights

Discover expert tips, AI techniques and creative inspiration to enhance your image-generation skills.

Um método patenteado criado por Alexandre Jacques, baseado em fundamentos científicos como Neuromarketing, Gamificação Economia Comportamental, que gera vendas massivas em um único dia.

Todos os direitos reservados ao Pregão de Guerra © 2025