Proposta de aumento salarial: O que fazer?

Proposta de aumento salarial: O que fazer?

02/08/2022 Uncategorized 0
aumento salarial

Todo líder já foi apresentado à uma proposta de aumento salarial.

Mas… o que deve ser feito nesse momento? Existe uma maneira correta de lidar com essa situação sem frustrar o colaborador e beneficiando a empresa ao mesmo tempo?

É exatamente isso o que você vai descobrir nesse texto!

Boa leitura!

O que fazer quando seu funcionário apresenta uma proposta de aumento salarial?

Manter colaboradores que tenham uma performance de sucesso e garantir a lucratividade da empresa, são dois pesos que precisam estar em equilíbrio!

Afinal, perder um colaborador que traz ótimos resultados à empresa por falta de aumento salarial, posteriormente pode acabar acarretando em maiores prejuízos tanto operacional quanto financeiro.

Aceitar uma proposta de salário sem analisar as circunstâncias é um grande erro, da mesma forma que negar uma proposta logo de cara pode frustrar e deixar o seu colaborador insatisfeito.

A má remuneração é uma das causas da insatisfação profissional, de acordo com a BBC News, 90% dos brasileiros ganham menos de R$ 3,5 mil.

Claro que receber boa remuneração não é sinônimo de satisfação profissional, entretanto é detalhe visto como motivacional, e o que queremos mostrar aqui é o que um líder ou chefe de empresa deve fazer ao ser apresentado a uma proposta de aumento salarial?

Veja 5 dicas e nunca mais fique sem saber como agir!

1. Ouça o que o colaborador tem a dizer

Diálogo é sempre a primeira coisa a fazer, nesse momento, é hora do líder escutar tudo o que o colaborador tem a dizer. Toda proposta de aumento de salário vem acompanhada de motivações.

O colaborador não irá apresentar uma proposta que não exista fundamento, afinal, fazer isso seria dar um tiro em seu próprio pé.

Ao invés disso, ele irá pontuar toda a sua trilha dentro daquela empresa:

  • Seus melhores resultados;
  • As ações que propôs e resultaram em mudanças;
  • Os desafios que venceu;
  • O que espera para o futuro da sua performance profissional.

É nesse momento que o colaborador irá apresentar ao seu líder uma espécie overview da sua carreira de trabalho naquela empresa. E com certeza espera que você ouça com atenção!

2. Considere os motivos

Depois de ouvir tudo o que seu colaborador tem a dizer, chegou a hora de você pontuar as motivações que o levaram a apresentar uma proposta de aumento salarial.

É importante considerar todas as motivações. Para isso, faça uma análise bem crítica, entenda as motivações e ao mesmo tempo veja se realmente coincide com o que está sendo dito.

3. Faça uma análise média no mercado

Tome nota do que ele diz e faça uma comparação de mercado. Avalie atribuições, títulos, funções e resultados para igual, abaixo ou acima da média. Dessa forma, você obterá uma visão ampla do valor do desempenho da profissão relevante.

No entanto, também é importante considerar questões como o aumento do custo de vida. 

Se o profissional em questão está entregando bons resultados para a empresa e está com dificuldades para se sustentar, pode ser interessante considerar um aumento.

O movimento natural das pessoas em dificuldades financeiras é encontrar novas oportunidades para resolver o problema. 

Além disso, os gestores devem levar em conta que, quando os profissionais se deparam com problemas pessoais, tendem a diminuir a qualidade de seu trabalho. 

Esta é uma resposta natural, e encontrar problemas pessoais desvia a atenção das atividades profissionais.

4. Qual o momento atual da empresa?

Além de realizar a análise da situação da empresa, é necessária verificar se o argumento para o aumento salarial é viável. A empresa é capaz de aumentar seu salário? Se não for um impedimento, então que assim seja.

Se os níveis de desempenho da organização não forem tão bons, converse com os funcionários. 

Tente recomeçar a conversa em uma nova data e aproveite esta oportunidade para enfatizar que você está contando com ele para mudar a situação. 

5. Apresente suas considerações

Depois de pesar todos os pró e contras e tomar uma decisão, faça uma reunião para formalizar sua resposta. Se o pedido é concedido ou não, explique ao colaborador o que levou a essa conclusão.

Se um aumento for aprovado, explique qual foi o valor final que você decidiu e por quê. 

Expresse a importância de mantê-lo e a satisfação de um aumento, reconhecendo suas habilidades como profissional. Parabenize-o por seu desempenho e enfatize que você deseja que ele continue a crescer.

Se um aumento for recusado, explique o motivo: se é um problema econômico da empresa ou o atendimento insuficiente do pedido. 

Explique ao funcionário as considerações, requisitos e resultados esperados pela organização para que ele saiba como ter o desempenho esperado e receba um “sim” na próxima reunião de revisão de remuneração.

Método Pregão de Guerra aumenta a performance do seu negócio

Antes de mais nada, você sabe o que é o Método Pregão de Guerra? 

O Método Pregão de Guerra é um programa criado, testado e aperfeiçoado pelo mago das vendas, Alexandre Jacques. 

Nosso objetivo é expandir o número de vendas das grandes varejistas fazendo com que vendedores e clientes participem de uma experiência inovadora. 

Tudo isso acontece através de ampliação de mindset e capacitação da equipe comercial ou representantes. 

Durante 15 dias, os cargos das empresas de varejos são colocados em segundo plano e todos passam a trabalhar em conjunto com um só objetivo: ALCANÇAR AS METAS ESTABELECIDAS. 

A equipe recebe um treinamento acelerador de vendas, sendo desenvolvido em cada vendedor as técnicas de vendas de mais sucesso da última geração. 

Posterior ao treinamento, é chegado o grande dia! Acontece o evento Pregão de Guerra onde resultados magníficos são conquistados. 

Conquistando a alta performance 

  • Cansado de vender muito em datas comemorativas e decair ao longo do ano? 
  • À princípio, não consegue baixar ou até mesmo liquidar seu estoque? 
  • Desde já, não sabe o que fazer para sair da crise? 
  • Frequentemente possui um produto novo e não sabe como fazer o lançamento no mercado? 
  • De antemão, seu planejamento estratégico não te leva a lugar algum? 
  • Você não consegue prospectar clientes? 
  • Antes de mais nada, sua estratégia de vendas está quebrada? 

Já são mais de 150 empresas faturando mais de 4 bilhões! 

Foram 21.043 carros vendidos em empresas de varejo com fluxo de 34.600 clientes, inacreditável, não é?  

Com o Método Pregão de Guerra, você vai… 

  • Imediatamente alcançar o potencial máximo do seu negócio 
  • Logo depois ter maior clareza nas ações comerciais da sua empresa 
  • Ao mesmo tempo conquistar uma equipe engajada e de alto rendimento 
  • De antemão desenvolver toda a sua liderança 
  • Bem como vender muito mais 
  • Conseguir obter continuidade, isso quer dizer que a sua alta performance não fica restrita apenas ao dia do evento. 
  • Possibilidade de retorno financeiro com a realização do evento suficiente para pagar o investimento feito no treinamento. 

O pregão de guerra é um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA! 

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO! 

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões. 

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender. 

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.