Como funciona a cabeça do consumidor?

O que será que se passa na cabeça do consumidor durante sua jornada de compra? No momento da tomada de decisão, o que faz com que ele adquira ou não o produto ou serviço a ser vendido?

Entender como funciona a cabeça do consumidor e o que coopera para sua conversão pode fazer com que as vendas da sua equipe aumentem exponencialmente.

Afinal, existem diversos tipos de consumidor. E a partir do momento que você define o público-alvo do seu negócio, precisa:

  • Estudá-los;
  • Entender suas dores e vulnerabilidades e como o seu produto ou serviço pode beneficiá-lo.

Cada consumidor é captado de uma forma, mas o que todos têm em comum é o anseio por experienciar uma jornada de compra satisfatória,.

Sentir que além do vendedor querer vender o produto o serviço, mais importante do que isso, é oferecer a solução certa para o problema que está à sua frente.

Você já se perguntou o que faz com que o consumidor coloque em seu carrinho o produto ou serviço da concorrência ao invés do seu?

Esse é um questionamento importante, e talvez o primeiro para que finalmente você consiga entender como funciona a cabeça do consumidor.

Leandro Miletto Tonetto, psicólogo, mestre, doutorando em Psicologia, professor da ESPM-RS, explica:

“Os fatores humanos que interferem no consumo, como percebemos e representamos mentalmente as marcas e o que fazer diante do “esvaziamento” de significados da vida, o que faz o consumidor comprar para suprir diversas necessidades”.

Saber como funciona a mente do consumidor vai muito além da decisão de compra, podemos dizer que essa decisão será uma consequência de outros fatores, como:

  • Comportamento do consumidor;
  • Valores humanos;
  • Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos;
  • Estilo de vida.

Esses são alguns aspectos importantíssimos para que você vendedor aprenda como funciona a cabeça do consumidor e consiga tirar o melhor proveito possível da jornada de compra dele.

Se você vendedor, souber compreender os fatores humanos que interferem no consumo, entendendo como cada pessoa constrói e mantém relações com marcas ou produtos, a partir daí, conseguirá desenvolver uma melhor estratégia de venda e consequentemente vender e satisfazer mais pessoas.

Afinal, o que o consumidor está buscando?

Hoje em dia o consumidor tende a querer estabelecer uma espécie de identificação com o produto que quer adquirir.

Dessa forma, é natural que ele busque atribuir características humanas a produtos ou serviços.

O mercado vem se tornando cada vez mais variável, isso quer dizer que se antes o consumidor tinha poucas opções de produtos ou serviços, hoje a história é diferente.

Por conta da enorme variedade do mercado, o consumidor consegue buscar dentro da melhor marca o produto ou serviço que melhor o representa, como se fosse um reflexo dele.

E é exatamente por isso que cada vez mais as empresas vêm se adequando aos seus consumidores.

Com o objetivo que eles sintam-se familiarizados ali, assim, ferramentas como a pesquisa sobre o comportamento do consumidor se tornou algo imprescindível dentro do mundo dos negócios.

Para entender melhor a cabeça do consumidor, podemos compará-lo a um amigo.

Um amigo é aquela pessoa com quem dividimos experiências e valores, certo?

Pensando nisso, como você irá construir uma relação de amizade com o seu cliente sem antes conhecer os valores e experiências dele?

Vale lembrar, que a identidade da sua marca ou produto é criada a partir da experiência na jornada de compra do seu cliente. A melhor propaganda do seu produto ou serviço será feita pelo seu consumidor.

Embora o cenário já tenha melhorado, muitas pessoas buscam em produtos a sensação de sentirem-se preenchidas. Como se o produto ou serviço adquirido fosse confortá-la emocionalmente.

E como as empresas e  vendedores podem se beneficiar dessa situação? Simples, estabelecendo uma conexão emocional com seu cliente!

O relacionamento entre cliente e vendedor é construído através de pilares que compõem um relacionamento normal. O consumidor que se sentir ouvido, compreendido.

Você gostaria de ir até um local em que o vendedor não lhe dê a devida atenção ou o melhor atendimento? 

Ele pode no momento até não ter a melhor solução para a sua dor, mas quando ele se dispõe a ajudá-lo mesmo assim, dentro dessa atitude encontramos algo chamado PROPÓSITO, e é isso que o consumidor procura.
Se o consumidor não recebe um atendimento atencioso, logo, naturalmente irá associar a emoção ruim que teve diretamente àquela loja ou produto, e isso acaba o incapacitando de retornar em outra situação.

Uma única experiência do consumidor pode ditar se o relacionamento com aquela marca, produto ou serviço será duradoura ou não.

Outro ponto muito importante é baseado nas empresas que usam causas sociais com o intuito de querer comover o consumidor e assim captá-lo. 

Ao contrário do que se pensa, esse uso da causa social em pró da empresa só irá afastar ainda mais o consumidor, causando, emoções ruins que não coincidem com seus princípios.

Quando você conhece a cabeça do seu consumidor, passa a ter vantagens, como:

  • Maior assertividade nas estratégias de marketing;
  • Planejamentos mais adequados;
  • Redução de prejuízos;
  • Melhor escolha do canal e da linguagem da mensagem;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Aumento das vendas.
Como já falamos por aqui, para descobrir como funciona a cabeça do consumidor você precisa conhecê-lo a fundo, para isso, é importante se atentar a alguns aspectos como:
  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Renda média mensal;
  • Escolaridade;
  • Ocupação;
  • Hábitos de consumo;
  • Dores, desejos e necessidades;
  • Nível de afinidade com a marca;
  • Assuntos de maior interesse;
  • Principais fontes de informação;
  • Redes sociais favoritas;
  • Hobbies;
  • Principais influenciadores nas decisões de compra;
  • Motivos que o fez escolher a marca, etc.

Esse conhecimento sobre o perfil do seu consumidor irá servir como um radar, com ele você saberá o que fazer, quando fazer, logo, apresentando uma jornada de compra satisfatória ao seu cliente.

Pregão de Guerra te ajuda a conhecer a cabeça do consumidor

Agora que você descobriu as 5 habilidades que te farão um excelente vendedor, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.

Então,o que você está esperando que ainda não faz parte dos nossos vários clientes que transformaram seu modo de vender?

O pregão de guerra é um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível:

VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

Trending Blogs & Creative Insights

Discover expert tips, AI techniques and creative inspiration to enhance your image-generation skills.

Um método patenteado criado por Alexandre Jacques, baseado em fundamentos científicos como Neuromarketing, Gamificação Economia Comportamental, que gera vendas massivas em um único dia.

Todos os direitos reservados ao Pregão de Guerra © 2025