Canais de venda: o que é, quais são e como escolher?

Se você é vendedor e tem seu próprio negócio, com certeza já se perguntou em quais canais de venda anunciar o seu produto, não é mesmo?

A verdade é que são muitas opções de canais de venda e muitos perfis diferentes de clientes, logo, é muito importante escolher o canal que mais irá se conectar com o comportamento de compra do seu público alvo.

Pensa comigo, que apesar de estarmos em um mundo totalmente tecnológico, as gerações anteriores às nossas viveram uma outra realidade.

Logo, se o seu empreendimento tem como público alvo a terceira idade, a escolha pelo e-commerce não é a que mais se adapta ao comportamento de compra do seu público, devido a essa geração não ser tão tecnológica.

Neste texto, você vai descobrir tudo o que precisa sobre canais de venda, o que é, quais são e como escolher o melhor para o seu público alvo!

Então, aproveite e boa leitura!

O que é canais de venda?

Essa resposta é simples! Canal de venda é o meio pelo qual a empresa irá vender o seu produto ou serviço para o consumidor! 

Um fato interessante sobre os canais de vendas é que sua diversidade abrange tanto o ambiente online quanto o offline.

Cada canal de venda, seja ele online ou offline, possui uma forma distinta de alcançar o seu público alvo. 

Afinal, o consumidor não se concentra apenas em um canal de venda, mas sim em todos aqueles que facilitam e proporcionam uma experiência de compra bacana.

Como já falamos ao longo desse texto, vivemos em um cenário totalmente tecnológico, por isso, a enxurrada de vendas online impactaram na multiplicação dos canais de venda

Hoje, contamos com canais dentro e fora do mundo virtual.

Para descobrir quais canais de venda escolher, é necessário realizar algumas perguntas, como por exemplo:

  • O que meu público consome?
  • Em quais canais de venda meu público alvo está inserido?
  • Por onde preferem comprar?

Além dessas questões, é imprescindível que você conheça as particularidades dos canais de venda, só assim conseguirá descobrir qual melhor vai se encaixar com o seu empreendimento.

Já que estamos falando sobre as características de cada canal de vendas, chegou a hora de você conhecer os principais canais de venda online.

Quais os principais canais de venda online ?

Você já deve estar cansado de saber que vivemos em um mundo tecnológico, então, nada mais justo que saber um pouco sobre os canais de venda mais usados, não é mesmo?

Um dado bastante interessante sobre vendas virtuais, é que devido a pandemia, entre março e maio de 2020, uma loja virtual foi aberta por minuto, o que resultou em 107 mil novos empreendimentos virtuais.

E-commerce

Às vezes você até já ouviu falar nesse termo mas não faz a mínima ideia do seu significado. É simples, e-commerce são as lojas virtuais, aquelas em que efetuamos as compras através da internet.

Por outro lado, existem milhares de lojas virtuais, não é mesmo? E o grande diferencial do e-commerce é que a loja pertence a uma única marca.

Se você optar pelo e-commerce, vai precisar investir em um ambiente virtual de interface simples, prática e segura para que seu consumidor tenha uma experiência de compra facilitada e efetue pagamentos sem expor seus dados a riscos desnecessários.

Marketplace

As marketplaces também são lojas virtuais, entretanto, seu grande diferencial do e-commerce, é que nesse caso, funciona como se fosse um shopping center, são vendidos produtos de diversas marcas.

Um bom exemplo de marketplace é a Amazon, já que os pequenos negócios desfrutam de sua visibilidade para vender seus produtos.

Quando falamos em marketplace, ele funciona como uma vitrine virtual, as grandes lojas garantem infraestrutura e segurança no pagamento, enquanto o envio da mercadoria fica à disposição da empresa vendedora.

Programas de Afiliação

Esse é um outro tipo de canais de venda que vem crescendo muito, é através dos programas filiados que pessoas se encarregam de comercializar produtos e serviços de terceiros.

O grande ponto é que como o programa funciona a base de afiliação, a pessoa vendedora acaba recebendo comissões pelos produtos vendidos.

Com esse canal de vendas todos ganham, a empresa vê seu produto alcançando mais pessoas, e o afiliado garante uma renda extra.

Agora, chegou a hora de você ouvir falar um pouquinho também sobre os canais de vendas offline.

Quais os principais canais de venda offline ?

Como o próprio nome já fala, os canais de venda offline são aqueles que não estão no ambiente virtual. Neste momento, você vai conhecer os 3 principais!

Pontos de venda

Esse tipo de canal de venda é o que conhecemos como loja física, ainda muito utilizado, afinal, às vezes as pessoas não se sentem seguras comprando pela internet, e com isso, passam a ir pessoalmente até a loja física fazendo a compra com confiança.

Vale lembrar que os canais de venda podem ser combinados, então você pode sim ter uma loja física e ao mesmo tempo ter presença no ambiente virtual com um e-commerce para quem por algum motivo não pode ir até o seu produto.

Venda direta

Essa com certeza você já experienciou. O canal de venda direta é aquele em que o próprio vendedor entra em contato oferecendo o produto ou serviço ao consumidor final.

Podemos ver exemplos de venda direta nos casos das empresas Avon e Natura!

Telemarketing

Esse é um dos mais conhecidos canais de venda, o telemarketing realiza as vendas pelo telefone, entretanto, neste caso, vale a pena ter cautela na hora da abordagem para não acabar afastando o consumidor.

Você conhece o Método Pregão de Guerra?

Antes de mais nada, você sabe o que é o Método Pregão de Guerra?

O Método Pregão de Guerra é um programa criado, testado e aperfeiçoado pelo mago das vendas, Alexandre Jacques.

Nosso objetivo é expandir o número de vendas das grandes varejistas fazendo com que vendedores e clientes participem de uma experiência inovadora.

Tudo isso acontece através de ampliação de mindset e capacitação da equipe comercial ou representantes.

A equipe recebe um treinamento acelerador de vendas, sendo desenvolvido em cada vendedor as técnicas de vendas de mais sucesso da última geração.

O MPG é para você que…

  • Está cansado de vender muito em datas comemorativas e decair ao longo do ano;
  • Não consegue baixar ou até mesmo liquidar seu estoque;
  • Não sabe o que fazer para sair da crise;
  • Possui um produto novo e não sabe como fazer o lançamento no mercado;
  • Não consegue prospectar clientes;

Já são mais de 150 empresas faturando mais de 4 bilhões!

Com o Método Pregão de Guerra, você vai…

  • Alcançar o potencial máximo do seu negócio
  • Ter maior clareza nas ações comerciais da sua empresa
  • Conquistar uma equipe engajada e de alto rendimento
  • Desenvolver toda a sua liderança
  • Vender muito mais
  • Conseguir obter continuidade, isso quer dizer que a sua alta performance não fica restrita apenas ao dia do evento.
  • Possibilidade de retorno financeiro com a realização do evento suficiente para pagar o investimento feito no treinamento.

O pregão de guerra é um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ MUITO MUITO MAIS!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

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Um método patenteado criado por Alexandre Jacques, baseado em fundamentos científicos como Neuromarketing, Gamificação Economia Comportamental, que gera vendas massivas em um único dia.

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