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Captar leads: 5 erros que você comete

Captar leads pode parecer uma tarefa simples, afinal, você “só” precisa encontrar uma maneira de chamar clientes para a sua loja, negócio, produto ou serviço.

Porém, a verdadeira captação de leads é aquela em que você atrai pessoas que realmente estejam interessadas na solução que o seu produto ou serviço tem a oferecer.

Pensando por esse lado, a tarefa que antes parecia fácil, agora torna-se um pouco mais difícil, não é?

E é exatamente por não compreenderem ao certo o que é captar de leads que as empresas vêm cometendo erros que impactam diretamente na captação.

Foi pensando nisso e em como a etapa de captação de leads é importante que agora você irá descobrir 5 erros que você comete ao captar leads.

Primeiro de tudo é importante que você venha entender que lead é todo e qualquer tipo de pessoa que de alguma forma se interessa pela solução que o seu produto ou serviço tende a oferecer.

Posteriormente ao lead, temos o que chamamos de lead qualificado que nada mais é do que aquelas pessoas que possuem uma maior ligação e predisposição a comprar o seu produto ou serviço.

Com isso, aprendemos que nem todo lead é um lead qualificado, correto?

Agora que você já tem definido o que é lead, captação e lead qualificado, chegou o momento de descobrir quais desses 5 erros você está cometendo e por isso não consegue captar leads segmentados.

5 erros que você comete na hora de captar leads

1. Perfil de cliente ideal não definido

Como você já viu em outros textos aqui no nosso blog, não estabelecer a persona, público alvo ou não definir o perfil de cliente ideal é um dos sinais de que você precisa de uma estratégia de vendas.

Então, se esse for o seu caso, vou deixar aqui um artigo sobre os 4 sinais de que você precisa de uma estratégia de vendas.

Mas, voltando a falar sobre o perfil de cliente ideal, quando não temos esse aspecto definido, está aí o primeiro erro que cometemos.

Afinal, como vou captar leads sendo que não sei quais são as preferências do meu público, ou melhor, quando na verdade eu nem sei quem é o meu público?

2. Comunicação não segmentada

Imagine comigo a seguinte situação: a sua empresa trabalha com a instalação de GLP – gás liquefeito de petróleo.

No entanto, você atende 2 públicos: Indústrias e empresas de pequeno porte. 

Pensando nisso, agora me responda: esses 2 leads precisam da mesma solução ou produto?

Se você ficou com dúvida, já te adianto que a resposta é NÃO!. 

Afinal, as indústrias vão precisar de uma carregamento maior, enquanto as empresas de pequeno porte vão preferir opções que venham agregar ao seu custo benefício.

E é exatamente nesse momento que muitos líderes de equipes cometem erros que impactam na hora de captar leads.

É importante que você e sua empresa tenham pré estabelecido em mente quais produtos e serviços performam melhor em cada lead.

3. Falta de follow-up

Primeiro de tudo, é importante que você saiba o que é follow-up, afinal, esse é um dos principais erros que resultam em um captação de leads fracassada.

Vamos lá…

Uma pesquisa realizada pela Invesp nos mostra que 60% dos leads DIZEM NÃO 4 vezes antes de DIZEREM SIM, e cerca de 80% das vendas exigem que o vendedor faça um acompanhamento, nesse caso, o follow-up.

Realizar um acompanhamento de leads tem que ser uma tarefa automática para o seu time de vendas. é inadmissível que a sua equipe conte com vendedores que desistam de um lead após o primeiro “não”.

E é exatamente por isso que a sua captação de lead é um fracasso e seu negócio parece não ir para frente.

4. Não gerar material de relevância

Me diz, do que adianta você ter o perfil de cliente ideal definido, estabelecer uma comunicação segmentada, realizar um follow-up, sendo que a sua empresa não consegue gerar material de relevância para nutrir o seu lead?

Quando você não gera material de relevância, acaba caindo no esquecimento do seu lead e as chances dele dizer SIM para o seu produto ou serviço vai ficando menor.

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

5. “Ah, esse cliente eu respondo depois”

São falas como essa que fazem com que a sua captação de lead vá por água abaixo. Afinal, quase 50% das vendas acontecem para aqueles vendedores que respondem primeiro os clientes.

Isso quer dizer que deixar o consumidor sem respostas ou aguardando demais por uma, é um erro quase que irreversível.

Para isso, é importante que você tenha ferramentas que acompanhe a sua comunicação com o lead. Dessa maneira, o time de vendas não deixa o consumidor cair no esquecimento.

Agora que você descobriu os 5 principais erros na hora de captar leads, vou te mostrar 4 técnicas de captação de leads que com certeza vão agregar muito no seu funil de vendas.

4 técnicas para captar leads

1. Marketing de conteúdo

Tire proveito da internet, hoje em dia, todos possuem um celular na palma de suas mãos.

Por isso, uma boa estratégia é criar um blog, nele você vai nutrir o público e possíveis assim, assim, trazendo autoridade e relevância para a sua marca, produto e ou serviço.

Faça com que o público saiba quem é você!

2. Indicações de clientes

A partir do momento que seus clientes experienciam uma jornada de compra satisfatória com você, não hesite em pedir a indicação dele para outras pessoas.

O melhor testemunho acontece de um cliente para outro!

3. Parceria com empresas não-concorrentes

Autoridade é um aspecto muito importante na internet, tenho certeza que você já adquiriu o produto de uma marca “desconhecida” através de uma parceria realizada com a sua marca favorita.

Pois é, essa técnica é muito bem vinda, e para isso você precisa escolher a empresa certa que não seja sua concorrente porém que possuam o mesmo público alvo que o seu.

A tendência é que a sua captação de leads aumente e qualifique ainda mais!

4. Palestras e Webinars

Realize palestras e webinars gratuitos. Essa é uma boa forma de trazer pessoas para perto da sua marca, produto ou serviço e fazer com que eles ouçam sobre você.

Desfrute das redes sociais, planeje e faça o convite com antecedência, instigue o público a querer estar ali e descobrir o que vem por aí!

Pregão de guerra te ajudando a captar leads

Agora que você identificou 5 erros que você comete na hora de captar leads, tenho uma surpresa para você e vou revelar agora!

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

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