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Prestação de serviços: 3 dicas para evoluir

Em julho de 2021, o IBGE registrou um avanço de 1,1% no setor de prestação de serviços, essa alta foi a maior já alcançada no intervalo de 5 anos.

No Brasil, a prestação de serviços é um modelo de mercado muito abrangente e movimenta a maior parte do PIB nacional de acordo com a Folha de São Paulo, atingindo 72,8%.

O setor de serviços do Brasil é um dos pilares da economia do país e um dos maiores geradores de empregos. A indústria tem sido líder na criação de empregos. 

Em junho de 2021, as empresas de serviços criaram mais de 125 mil novos empregos, segundo dados do Caged

Por outro lado, os negócios e a indústria ganharam muito menos no mesmo período, além disso, são mais de 8,6 milhões de empresas do setor de serviços, segundo o Painel de Negócios do Sebrae. 

A diversidade e competitividade dentro do setor de prestação de serviços é tão grande ao ponto que se destacar dentro desse setor é um desafio que vai muito além da qualidade do serviço prestado.

Por isso, é necessário observar outros detalhes para conseguir ter sucesso e destaque dentro desse setor que é tão competitivo e importante para o nosso país.

É claro que a qualidade do serviço prestado é importante.

Porém, somente ela fará do seu negócio no mínimo mediano.

Se o seu objetivo é alcançar voos maiores, precisa pensar fora da caixa e investir sua energia no desenvolvimento de outros aspectos, como: inovação, tecnologia e gestão de negócios.

A prestação de serviços é dividida em 2 modelos:

  • Prestação de serviços fixos como os médicos ou massagistas que possuem um escritório ou até mesmo uma sala e ali fornecem um serviço específico;
  • Prestação de serviços contratados como as construtoras e os seguranças que prestam seus respectivos serviços a partir de um contrato;
Vale lembrar que prestação de serviços é muito diferente da venda de produtos, e agora vou te apresentar algumas características que apontam a distinção entre esses dois modelos de negócio.
  • Primeiramente vale ressaltar que na prestação de serviço de maneira alguma existe a troca de propriedade, logo, a posse não é transferida para o cliente;
  • A prestação de serviços faz com que seu custo seja baseado na experiência de quem está executando o serviço, esforço e tempo;
  • A prestação de serviço pode ser realizada perante ou não a presença do cliente;
  • A maior característica da prestação de serviço é que ela não sofre com a questão da validade;
  • A prestação de serviço pode ser realizada perante os seguintes regimes de contratação: CLT, PJ, temporário, freelancer e terceirização;

Da mesma forma que existe o lado bom da prestação de serviço, existe também o lado dos desafios, que são aquelas questões que normalmente podem atrapalhar o rendimento do seu serviço.

E agora vou apresentar algumas para que você possa identificar se sofre com alguma delas no seu negócio.

A prestação de serviço é intangível, por isso que quando falamos sobre a precificação os prestadores se sentem desafiados.

Afinal, ao contrário de um produto, o custo de serviço vai depender de aspectos únicos como o desempenha e horas trabalhadas, e me diz, como precificar esses aspectos?

A prestação de serviço trabalha sob demanda.

Com isso, pode sofrer com a instabilidade  dentro da produtividade, podemos ver um bom exemplo disso quando estamos falando sobre as construtoras que param suas obras em épocas de chuva.

Afinal, a dificuldade de dar andamento é muito maior que o normal;

  • Como produtividade e receita andam de mãos dadas, quando a produtividade cai é natural que a receita que aquele serviço gerava venha cair também;
  • A equipe é um aspecto muito importante dentro do modelo de prestação de serviços, afinal, contar com prestadores de qualidade faz toda a diferença na entrega do serviço, logo, é necessário haver um rodízio ou uma substituição dentre os prestadores, por isso é importante ter um equipe completa e de qualidade nas mãos.

Agora que você já conheceu um pouco sobre como é e funciona o mercado de prestação de serviços, chegou a hora de descobrir 6 dicas para evoluir e se destacar perante as 8,6 milhões de empresa que atuam nessa área

Inovação

O mercado está sempre mudando, então inevitavelmente o seu negócio precisa mudar também, acompanhar essa mudança, entende?

Por isso a palavra chave aqui é INOVAÇÃO, e pode acontecer no seu produto, serviço, identidade visual, atendimento, enfim…

A inovação vem de muitas formas e, embora possa haver inseguranças no início, você não deve ter medo de mudanças e sua empresa deve se adaptar ao mercado e suas necessidades. 

Grandes empresas fecharam suas portas por falta de inovação, e a sua prestação de serviço não pode de jeito nenhum deixar de oferecer soluções de qualidade a seus clientes por falta de inovação.

Tecnologia

Quando se trata de encontrar clientes, as pessoas geralmente esperam que ele caia do céu, e sabemos que não é assim que as coisas funcionam.

Qual a diferença entre o serviço que você presta e o serviço que a concorrência presta? Como você captura a atenção do seu público-alvo para que eles possam escolher a sua solução? 

Bem, é por isso que você precisa conhecer os perfis dos seus clientes, você precisa saber para quem está vendendo e o que eles procuram. 

Essa estratégia ajudará você a não “perder tempo” e quando souber o que seus clientes procuram, poderá sugerir diretamente soluções para seus problemas.

Para isso, você pode seguir essas dicas que vou te dar, então fique de olho! 

  • Investir em serviços de qualidade; 
  • Treine seu time de prestadores;
  • Desenvolva parcerias;
  • Invista tempo e esforço nas redes e mídias sociais; 

Gerenciamento de negócio

Adquira um sistema para gerenciar os contratos da sua empresa, dados financeiros e outras informações. Ele pode ajudá-lo a entregar e organizar documentos da empresa com serviços profissionais. 

Essa ferramenta ajuda você a cumprir os requisitos legais e evitar problemas de autoridade fiscal devido a erros fiscais.

Além disso, oferece suporte ao planejamento de negócios de longo prazo, ajudando a visualizar os números de vendas e as estratégias que produzem mais resultados. 

O sistema de gestão também conseguiu se integrar com as máquinas de pagamento com cartão inteligente, permitindo um controle real sobre a empresa:
  • Mobilidade e flexibilidade são outra vantagem deste modelo de solução. 

Você pode atender clientes em qualquer lugar e usar a internet para efetuar pagamentos, acessar dados na nuvem e consultar produtos disponíveis.

Pregão de guerra vai evoluir o padrão da sua prestação de serviços

Agora que você aprendeu 3 dicas para evoluir a sua prestação de serviço, chegou a hora de cumprir o que prometi no começo.

Tenho uma surpresa para você e vou revelar agora!

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível:

VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

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