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Por que suas vendas não são um sucesso? Descubra

O seu negócio não está caminhando como havia planejado, suas vendas não são um sucesso e você não sabe o porquê.

Como você já aprendeu no texto “4 sinais de que você precisa de uma estratégia de vendas”, é importante que o seu negócio tenha uma boa estratégia de vendas para se sobressair diante da concorrência.

Porém, cada empresa é única e por isso uma estratégia de vendas não necessariamente terá a mesma performance em outras empresas.

A mesma coisa acontece com o vendedor, cada vendedor possui um perfil único, logo, o processo que é um sucesso para alguns não necessariamente será para outros.

E é por isso que vamos falar agora sobre o porque suas vendas não são um sucesso!

Olha só o que você vai ler por aqui:

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Qual a diferença entre vendas e negociações?

Você já parou para se fazer essa pergunta? Muitas vezes tratamos vendas e negociações como a mesma coisa, mas, estávamos errados esse tempo todo. É isso que explica o especialista em vendas e fundador do Instituto QR, Guilherme Machado.

“Nem toda venda é uma negociação e nem toda negociação é uma venda”

Apesar de vendas e negociações se entrelaçam em algum momento da jornada de compra, é importante que a empresa e principalmente os vendedores saibam fazer essa diferenciação.

Por isso, é importante haver um equilíbrio entre essas duas habilidades e que o vendedor saiba manusear cada uma de acordo com o perfil do cliente que está sendo atendido.

Agora eu quero falar com você vendedor

Já se deparou com aquele cliente que logo de cara pergunta se determinado produto ou serviço tem desconto? 

Esse perfil de cliente é muito comum dentro do mercado e é nesse momento que você precisa conseguir sentir se aquela relação faz parte de uma venda ou negociação.

É natural que o vendedor abra o desconto logo de cara, porém, o melhor a ser feito nesse caso é questionar se o cliente realmente tem interesse naquele produto, se realmente quer adquiri-lo.

Ah, mas porque? Simples, pensa no seu histórico como vendedor, quantas vezes você concedeu o desconto logo de cara e o cliente mesmo assim deu as costas?

Isso acontece porque o cliente não está pronto para a venda, não está pronto para realizar a compra, ele está na fase de negociação.

Então nesse caso, a sua postura como vendedor é realmente negociar com o cliente, mostrar a ele o porque deve comprar o produto ou serviço com você sem ao menos ir fazer uma pesquisa de mercado.

Na etapa de negociação, o vendedor precisa ser persuasivo.

Por outro lado, como disse no começo desse tópico, nem toda venda é uma negociação. Se você também parar para pensar no seu histórico como vendedor, quantas vendas você já fechou sem precisar negociar, convencer ou persuadir o cliente?

É como se ele tivesse ido até você já com a decisão de compra tomada!

Agora que ficou mais claro a diferença entre vendas e negociação, vamos juntos descobrir o porque suas vendas não são um sucesso.

Descubra porque suas vendas não são um sucesso

Se você é novato como vendedor ou se já está no mercado há algum tempo, com certeza conseguiu notar uma evolução no processo de vendas com o decorrer dos anos, não é mesmo?

Antigamente eram construídas relações palpáveis entre vendedor e cliente, o processo de venda levava muito mais tempo do que hoje em dia, porém, com a chegada da transformação digital no mercado muita coisa mudou.

O que antes demandava tempo, hoje em dia pode acontecer de maneira simultânea e dinâmica. 

E tudo isso por conta da internet que deixou de ser apenas um referencial de dados e passou a ser sinônimo de velocidade.

O hábito de comprar e vender precisou ser remodelado e com isso, as técnicas de sedução usadas antigamente por vendedores, hoje em dia já não são tão presentes assim, afinal, nos dias de hoje o objetivo é não perder tempo.

A relação entre vendedor e o comércio deve ser desenvolvida de uma maneira que joguem no mesmo time ao invés de serem adversários. Isso nos leva a fazer de tudo para que o nosso discurso comercial “case” com a cultura da nossa empresa.

Discurso e cultura devem andar de mãos dadas, entende? Se a cultura da empresa é ajudar o cliente, o discurso deve levar isso em consideração, deve carregar esse propósito junto a si.

Você já ouviu falar sobre um serviço ou produto e quando teve contato com a empresa sentiu uma distinção entre os dois? Então, é exatamente esse abismo que de maneira nenhuma pode existir!

Agora vamos ver algumas características que podem estar sendo a causa das suas vendas não serem um sucesso.

  • Falta de confiança: Se o próprio vendedor não acredita no seu potencial de venda, como que o cliente vai acreditar? É necessário o desenvolvimento da autoconfiança, entender que pode haver falhas sim, porém, haverá aprendizados e correções para evoluir sempre.
  • Você não acredita no produto ou serviço que está vendendo: Pode não parecer, mas o cliente percebe quando o vendedor “compra a ideia” daquele produto ou serviço e quando está vendendo apenas por vender. Nesse caso, é inegociável que a habilidade de vender tenha um propósito que não seja somente o ganho financeiro.
  • Falta de preparo: Essa característica domina o mercado quando o assunto é fracasso em vendas. Da mesma forma que um professor estudou para estar lecionando aula, você precisa estudar sobre o produto para conseguir vendê-lo. Ser expert sobre os benefícios e pontos de melhoria são um grande diferencial que fará você melhorar a sua performance.
  • Não compreender o cliente. Assim como em qualquer relação, vendedor e cliente precisam ter uma comunicação clara e compreensiva. O vendedor precisa saber ouvir e perguntar ao cliente, qual a sua necessidade, o que já tentou que não deu certo. Dessa forma, o vendedor não corre o risco de entregar soluções comuns.

Como ter sucesso na sua abordagem de vendas

A equipe de vendas tem uma missão – e se você acha que é vender muito, quase acertou – a principal missão da equipe de vendas é solucionar o problema do cliente através da venda do seu produto ou serviço.

Por isso, é importante lembrar o que eu falei anteriormente sobre vendas precisarem de um propósito que não seja apenas o ganho financeiro.

1. Saiba como o seu produto ou serviço pode solucionar o problema do cliente

Lembra que eu falei sobre ser expert no produto ou serviço no qual você trabalha? Então, esse conhecimento é importante para que – da mesma forma que acontece em um tribunal – você faça a acusação e defesa deste produto.

Quando o cliente apresenta a problemática, é imprescindível que você consiga visualizar em que o seu produto ou serviço será eficaz naquele caso.

Conhecer o produto também te proporcionará a oportunidade de falar para o seu cliente algo que ele não ouviu ainda da concorrência. Afinal, é cansativo tentarmos resolver um problema em que recebemos sempre as mesmas soluções que no fim não nos ajuda.

2. Procure uma conexão emocional

Quando tudo o que fazemos tem como combustível o dinheiro, as circunstâncias tornam-se rasas, então, a forma como você vai vender é visando apenas o seu ganho e não a solução do problema do cliente.

Claro que é importante ser remunerado para isso, mas a remuneração deve ser a consequência de um bom trabalho, entende?

Por isso, uma abordagem menos tradicional e mais humanizada é a ferramenta que vai alavancar as suas vendas. Não são todos os negócios que dispõem de vendedores com esse perfil, vendedores que se preocupam verdadeiramente em ajudar o cliente.

Logo, quando o cliente encontra um atendimento assim, a relação construída ali torna-se emocional, é movida pelo interesse de satisfazer o cliente e automaticamente se satisfazer financeiramente também.

Você vendedor e o cliente devem jogar no mesmo time, em prol de um só propósito que é resolver o problema para que a partir daí ambas as partes saiam satisfeitas.

3. A primeira impressão é a que fica

Pode parecer bobagem, mas a sua aparência é um dos fatores que vai ditar como vai correr o processo de venda junto ao seu cliente.

Um vendedor confiante, com uma postura firme, que saiba fazer bom uso das palavras. Nesse caso, você vendedor precisa transparecer sucesso, afinal, você gostaria de fazer negócio com alguém que a primeira impressão é de fracasso? Claro que não né!

Aqui vale tudo, uma boa vestimenta, educação, não fazer uso excessivo de gírias e ao mesmo tempo não exagerar na formalidade – quando o assunto é diálogo, é importante que você se adapte de acordo com o perfil de cliente que está atendendo.

Pequenos detalhes são capazes de causar grandes impactos e fazer com que as suas vendas venham a ser um sucesso.

Pregão de guerra é a ferramenta para as suas vendas serem um sucesso

Agora que você descobriu o porque suas vendas não são um sucesso, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível: VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para REALIZAR O SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

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