Como potencializar o seu negócio com cross selling e up sell

O mercado de vendas cresce mais a cada dia, por isso é um mercado tão disputado para entrar. É necessário um diferencial, algo que destaque o seu produto ou serviço dos demais, e assim, potencializar seu negócio.

O mundo das vendas é muito abrangente e cheio de possibilidades. Por isso, cada produto se dá melhor com uma estratégia específica, e é a partir dessas estratégias que empresas vão se diferenciando, destacando e obtendo sucesso entre si.

Um mercado disputado, é sinal de que ali há grandes vendedores, grandes produtos e com isso, você consumidor, possui grandes possibilidades de compra.

O leque está cheio, são várias as possibilidades de potencializar o seu negócio, e nesse texto vou te apresentar duas: cross selling e up sell.

Primeiro precisamos falar sobre cada uma delas, para assim entendermos as diferenças e finalmente é de que forma essas 2 estratégias de vendas podem potencializar o seu negócio.

Potencializar o seu negócio com Cross Selling

Com certeza você já se deparou com essas estratégia de vendas e até ja comprou algum produto ou serviço baseada nela, mas por falta de conhecimento, não sabi disso.

Conhecida também como venda cruzada, o cross selling aumenta o valor médio dos pedidos do seu negócio juntamente com a vida útil dele.

Mas, como o cross selling faz isso?

É simples, através da técnica de venda cruzada, o cross selling irá fazer com que o cliente leve produtos que sejam complementares aqueles que ele realmente estava buscando.

Um exemplo de cross selling é quando você compra um celular e o vendedor te convence a comprar um seguro, afinal, e se algo de errado acontecer que coloque a vida do seu bem em risco?

Você terá o seguro para resolver esse problema.

Nessa situação, viu como o seguro é complementar à aquisição do celular?

No momento em que o vendedor faz a proposta, ele leva o consumidor a se questionar se aquela proposta é benéfica e se vale a pena ou não.

Com receio de algo acontecer com seu novo celular e ter prejuízo, o consumidor acaba de concluir uma compra onde a estratégia usada foi o cross selling.

Agora, e quando falamos de Upsell? O que é isso? Como funciona?

Potencializar o seu negócio com Up sell

A estratégia de upsell tem o mesmo objetivo que o cross selling que é adicionar produtos ou serviços complementares aquele que o cliente estava buscando antes de concluir a compra.

A grande diferença, é que com o upsell o cliente tem um gasto maior com o mesmo produto, 

ficou confuso?

Calma, vou te explicar…

Aposto que você já foi no Mcdonalds, e antes de concluir o pedido o caixa te perguntou:

“Quer acrescentar batata grande e refrigerante grande por mais 10,90?”

Viu só?

Você chegou com o objetivo de comprar aquele seu lanche de sempre com bebida e batata média. Porém, pensando em fazer seu cliente gastar mais com o mesmo produto, o McDonalds decide implementar a estratégia de upsell, oferecendo batata e refrigerante grande por apenas R $10,90.

Claro que as 2 estratégias, tanto o cross selling com o upsell devem ser usadas com sabedoria, não é simplesmente adicionar os produtos, oferecer ao cliente e ponto final.

Muito pelo contrário, existe muito estudo e planejamento antes de decidir por essa estratégia. Afinal, um passo em falso e ao invés de aumentar a sua receita, você termina afogado pelo prejuízo.

Pensando nisso, o que deve ser feito antes de decidir pela estratégia de vendas cross selling pu upsell?

3 dicas para escolher um cross selling ou upsell

1. O produto e o item são complementares?

Quando falamos sobre venda complementar, é necessário que ambos os produtos tenham um casamento perfeito, imagina só que estranho seria se você comprasse 2 produtos e 1 deles não tivesse identidade nenhuma com o outro?

Aposto que você se sentiria enganado e nunca mais retornaria aquela loja, não é mesmo?

Por isso, para que erros assim não aconteçam, você vendedor, precisa antes estudar o produto que você quer que seja o complemento do item a ser comprado pelo seu cliente.

Para fazer isso dar certo, o produto a ser oferecido precisa ser uma versão melhor do que aquele que o cliente está levando, ou, até mesmo um produto que acompanhe a compra.

2. Esse produto realmente vai me beneficiar?

O que faria com que você levasse um produto que realmente não fosse lhe trazer benefício algum? Nada, certo?

Não importa o quão excelente o vendedor seja, se o produto não lhe trouxe benefício, você não irá adquiri-lo apenas para tê-lo em casa.

E, não é porque um produto complementa o outro que automaticamente isso beneficia o cliente.

Imagina que o cliente te procura para comprar uma câmera fotográfica e você aproveita a oportunidade para tentar “empurrar” uma lente.

Claro que qualquer fotógrafo acredita se beneficiar dentro desse tipo de negócio. Porém, e se a lente que você oferece como complemento, não é a lente que o cliente precisa ou até mesmo aquela que ele gosta de trabalhar?

Viu como não é tão simples quanto parecia?

Igual você leu anteriormente, aprender sobre os produtos e seus complementos é imprescindível para quem quer implementar essas estratégias de vendas em seu negócio.

3. Seu cliente está disposto a investir mais?

Não adianta querer enfiar uma situação goela abaixo do seu cliente, compra forçada não é bom para nenhuma das partes.

Por isso, antes de apresentar a proposta:

  • Converse com seu cliente;
  • Ouça atentamente tudo o que ele tem a dizer;
  • Pergunte qual a sua dor e as soluções que procura;

Depois de descobrir essas informações, aí sim você está preparado para saber se seu cliente está disposto ou não a investir mais naquele produto e consequentemente realizar uma compra complementar.

Então, como você viu nos tópicos anteriores, se pergunte:

  • O produto que estou oferecendo complementa o item que meu cliente está comprando?
  • Este produto realmente irá beneficiar a vida do meu cliente?
  • Meu cliente está disposto a fazer um investimento maior?

Pronto, se a resposta para essas 3 perguntas forem “sim”, então não perca mais tempo e sugira a atualização ou até mesmo adição de produtos.

Pregão de guerra é a solução para potencializar o seu negócio

Agora que você descobriu as 2 estratégias de vendas para você potencializar o seu negócio, chegou o momento de virar a chave e correr por outros caminhos.

Se você não conhece o pregão de guerra, preciso te perguntar por onde você estava andando esse tempo todo?

Então, vou te apresentar! 

O pregão de guerra nada mais é do que um evento que vai te fazer alcançar um sonho que até então você pensava ser impossível:

VOCÊ VAI VENDER 1 MÊS EM 1 DIA!

Todo vendedor com certeza já sonhou com isso, e o pregão de guerra criou vida para realizar o SEU SONHO!

Eu poderia listar inúmeros motivos para que você entre em contato conosco AGORA, mas, vou deixar que tire suas próprias conclusões.

Então, vou deixar aqui o nosso site onde você pode ver com seus próprios olhos os depoimentos de alguns clientes nossos que revolucionaram a forma de vender.

Depois disso, vou esperar entrar em contato conosco para nos conhecermos melhor e realizarmos sonhos.

Trending Blogs & Creative Insights

Discover expert tips, AI techniques and creative inspiration to enhance your image-generation skills.

Um método patenteado criado por Alexandre Jacques, baseado em fundamentos científicos como Neuromarketing, Gamificação Economia Comportamental, que gera vendas massivas em um único dia.

Todos os direitos reservados ao Pregão de Guerra © 2025