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Público Lookalike: aprenda como usar para conseguir mais clientes

Não importa o tamanho ou segmento da empresa, existe algo que une todos os negócios: a necessidade de aprender como vender de maneira mais eficaz. É por isso que o Público Lookalike é uma ferramenta muito importante para um gerente de vendas.

Atualmente, o Facebook é a maior rede social do mundo. São 127 milhões de usuários ativos só no Brasil (mais da metade da nossa população), além de ter uma das mais poderosas ferramentas de marketing do mundo.

Uma das características mais interessantes da ferramenta de anúncios do Facebook é a possibilidade de segmentar o público-alvo que receberá a publicidade. Isso faz com que as campanhas sejam muito mais eficazes.

É nesse contexto que entra em cena o Público Lookalike, uma ferramenta com potencial de mudar a maneira como sua empresa investe em propaganda online. Quer saber mais sobre ela? Então siga a leitura abaixo!

O que é o Público Lookalike?

Imagine que você seja o responsável por uma concessionária ligada a uma montadora específica do país. Vamos supor, também, que essa montadora está planejando o lançamento da nova geração de um dos seus carros mais populares do Brasil.

Pensando nisso, você tem a ideia de elaborar uma ação de pré-venda para tentar aproveitar ao máximo a chegada desse novo veículo. Nesse caso, seria ótimo direcionar a sua mensagem publicitária para um público que é exatamente igual ao de quem já comprou a versão antiga do automóvel, não é mesmo?

Afinal, se as pessoas compartilham os mesmos hábitos na Internet, os mesmos interesses e têm as mesmas condições socioeconômicas, então há uma grande chance de que essas pessoas também se interessarão pela nova geração do automóvel.

Esse tipo de pensamento é a base por trás do Público Lookalike.

Em outras palavras, um Público Lookalike é uma audiência customizada que pode ser criada no gerenciador de anúncios do Facebook. Para criar esse público, a rede social leva em consideração as informações referentes ao público que já está conectado com você.

Esse público pode ser dos seguidores da sua página, de quem já comprou com você ou de quem faz parte da sua newsletter de conteúdo. Com base nisso, o Facebook usará as informações para encontrar pessoas que tenham um perfil parecido, com os mesmos interesses, mesmos hábitos de compras, mesmos produtos adquiridos, sites acessados e muito mais.

Esse será o seu Público Lookalike (afinal, “lookalike” é algo como “semelhante” em inglês). De posse dele, você poderá enviar as campanhas sabendo que terá mais chances de receber bons resultados.

Como fazer um público desses para sua campanha?

Para criar um Público Lookalike para a sua estratégia, não há segredos. Basta abrir o gerenciador de anúncios do Facebook e escolher a opção “Público”. Em seguida, selecione “Criar Público” e, então, a opção “Público Semelhante” (que é a tradução oficial do Facebook). A própria opção é para escolher uma origem para os dados que serão considerados pelo Facebook.

São várias as origens permitidas pelo Facebook. Por exemplo, você pode selecionar como origem o público montado com base nos dados capturados pelo Pixel (que é um código do Facebook instalado no seu site). Outra origem possível são os seguidores da sua página. A origem mais comum, no entanto, são as listas de e-mails de clientes que fornecem os dados para você (por compra online ou offline mesmo).

O ideal é usar de 1.000 a 50.000 pessoas para montar um Público Semelhante robusto e que realmente traga bons resultados. Depois disso, basta inserir o país onde o Facebook deve procurar por pessoas semelhantes, determinar o nível de precisão desejado e clicar em “Criar público”. O processo pode levar de 6 a 24 horas, então é importante iniciá-lo com certa antecedência antes de planejar uma campanha. 

Por que usar essa estratégia nas campanhas no Facebook e Instagram?

Se você tem algum tipo de presença online, sabe dos benefícios de usar as redes sociais para conseguir mais clientes. No entanto, você provavelmente também já sabe que fazer campanhas de anúncios nas redes sociais pode sair caro. Suponha que você pague algo como R$20,00 por cada clique nos seus anúncios e tem uma taxa média de 1% de conversão nas campanhas nas redes sociais. O resultado disso é que você precisa investir R$2.000,00 até conseguir uma venda online.

Entretanto, suponha que você possa otimizar essa marca investindo em um público real com mais chance de conversão. Nesse caso, em vez de precisar de 100 cliques, você precisaria de apenas 40 cliques para conseguir uma venda. Dessa forma, você investiria apenas R$800,00 por venda – uma economia de R$1.200,00. Nada mal, não é mesmo?

A verdade é que usar o Público Lookalike nos seus anúncios digitais significa aproveitar melhor o seu orçamento ao aumentar as chances de sucesso. Sua ação fica mais eficiente e, portanto, com melhores resultados.

Porém, é importante ter em mente que existe muito mais a fazer para gerar ótimos leads com anúncios nas redes sociais. Um exemplo disso é a otimização de imagens, CTAs e chamadas para as campanhas. Esse processo pode ser feito com a realização de Testes A/B, que identificam quais configurações são mais otimizadas e que trazem mais resultados.

Se você quer aprender mais sobre como usar ferramentas digitais e metodologias para aumentar as suas vendas, entre agora mesmo no grupo do Pregão de Guerra no Telegram. Nós compartilhamos dicas e conteúdos exclusivos por lá!

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