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Inside Sales: o guia para implementar na sua empresa

 

O momento atual de pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe uma problemática para muitas empresas. Ao mesmo tempo que é essencial manter as vendas para ser competitivo, ainda assim é vital cortar custos. Mas como equilibrar esses dois elementos? A resposta pode ser o Inside Sales.

Normalmente, quando falamos em manter o fluxo de vendas em uma crise, estamos falando em gastar algum dinheiro. Afinal, algumas estratégias básicas incluem um treinamento de vendas, um aumento nas ações de marketing e até oferecimento de descontos (que comem as suas margens).

No entanto, o período atual não permite que seja feito um investimento muito grande para tentar aumentar as vendas. É por isso que o Inside Sales se torna uma opção interessante, uma vez que traz mais resultados de vendas com custo reduzido.

Quer saber mais sobre o assunto e como implementar essa estratégia no seu negócio? Então siga a leitura abaixo!

O que é Inside Sales?

Inside Sales é uma nova maneira de pensar a rotina dos vendedores de uma empresa. Em vez de trabalhar pelo sistema tradicional, em que o vendedor viaja para fazer reuniões com clientes em potenciais, o profissional de vendas faz todo o processo dentro da sua empresa. É daí que vem o termo “vendas internas”, que seria a tradução direta do nome em inglês.

Nós podemos definir o Inside Sales como uma estratégia de vendas em que os profissionais do setor ficam alocados dentro da empresa e usam ferramentas como a Internet, e-mails, videochamadas e o telefone para prospectar clientes em potencial.

Isso significa, no entanto, que o Inside Sales é útil só para as empresas que trabalham no mercado B2B? Poderia ser, mas não. Na verdade, a estratégia é útil para todas as empresas que trabalham com vendas complexas.

Uma venda complexa é aquela que precisa de vários processos para acontecer, ou seja: é necessário conversar com o cliente, trocar e-mails, mostrar o produto, fazer uma reunião e por aí vai.

Normalmente, as vendas complexas são majoritariamente formadas por negócios B2B, mas existem vários exemplos de empresas B2C que trabalham com esse tipo de venda. Alguns exemplos são as concessionárias, operadoras de plano de saúde e construtoras. Todas têm produtos caros, que exigem certa reflexão do cliente e, portanto, podem se beneficiar do Inside Sales.

Inside Sales é outro nome para telemarketing?

Essa é uma dúvida relativamente comum dos empresários e gerentes de vendas que aprendem o que é Inside Sales pela primeira vez. Afinal, qual a diferença dessa estratégia para o telemarketing?

Na verdade, eles são muito diferentes.

O telemarketing é uma forma limitada de fazer vendas simples pelo telefone. Basicamente, consiste em ter um vendedor pouco preparado usando um roteiro engessado e programado para não deixar o consumidor “escapar” sem fazer uma compra.

O Inside Sales não é isso. Ele é humanizado e personalizado, usando vários canais para poder prospectar, encantar e fechar um cliente. É como um processo de vendas tradicional, mas por meios digitais.

Quais as vantagens de trabalhar com vendas internas?

É possível que você ainda não esteja convencido de que o Inside Sales é uma boa ideia para o seu negócio. Talvez você ainda não esteja vendo o benefício dessa estratégia.

Tudo bem. É normal ter alguma preocupação em relação a tentar coisas novas na sua empresa, especialmente em um momento de crise econômica.

No entanto, contra fatos não existem argumentos, correto? Então, veja algumas estatísticas e fatos sobre o Inside Sales que provarão o valor da estratégia para você:

  • 7 em cada 10 empresas no Brasil usam o Inside Sales como fonte primária de vendas;
  • somente 7% das empresas que NÃO têm o Inside Sales como fonte primária de vendas não têm interesse em usá-lo em algum momento;
  • uma ligação de Inside Call custa 83% a menos do que uma de venda tradicional;
  • 70% dos clientes não querem encontrar um vendedor pessoalmente, mas estão dispostos a fazer negócios remotamente;
  • a taxa de sucesso média de um vendedor Inside Sales é de 18%.

O que você precisa para implementar essa estratégia?

Agora que você já viu os dados sobre os resultados dessa estratégia, provavelmente acha que, no mínimo, vale a pena tentar dar uma chance ao Inside Sales.

Mas como colocá-lo em prática na sua empresa? Veja algumas ações necessárias para isso:

  • Conseguir a infraestrutura: será necessário ter computadores, conexão com a Internet e fones de ouvido com microfone para os seus vendedores;
  • Treinar a equipe: não é muito simples se adaptar do sistema tradicional para o de vendas internas. Por isso, é importante treinar o seu time sobre o que é Inside Sales, quais as principais estratégias e como explorá-lo ao máximo;
  • Estabelecer indicadores de desempenho: a estratégia de vendas internas mostra-se muito mais eficaz quando orientada pela análise de dados;
  • Planejar a transição: sua empresa terá problemas se migrar do sistema tradicional para o de vendas internas de uma vez. Por isso, é importante fazer a transição aos poucos, de maneira planejada.

Agora que você conheceu o que é Inside Sales, seus benefícios, e tem um guia básico para orientar a sua implementação, já tem mais ferramentas para enfrentar a crise do novo coronavírus.

Lembre-se de que o novo contexto da economia exigirá um foco maior nas vendas pela Internet e, portanto, as vendas internas devem ser vitais para o seu negócio.

Uma prova disso é o nosso Pregão de Guerra Digital, adaptação da nossa metodologia de vendas para funcionar via ferramentas digitais. Os resultados obtidos em nossos clientes nos últimos meses foram impressionantes, mesmo em meio à pandemia.  

E aí, quer acompanhar mais dicas para melhorar as vendas da sua empresa?  Então entre no nosso grupo no Telegram, onde compartilhamos dicas, conteúdos e discussões avançadas para o seu negócio!

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