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Vale a pena contratar uma consultoria de vendas?

 

Vender é um processo diário e indispensável para toda e qualquer empresa do mundo. Quem não vende, não fatura e, por isso, não cresce. No entanto, esse também é um processo que é difícil para muitos negócios. É aí que entra em cena a consultoria de vendas.

Se bem realizada, uma consultoria de vendas pode ajudar uma empresa a chegar em um novo patamar, conquistar mais do mercado e sair de crises. No entanto, é fato que nem todos os consultores do mercado podem entregar bons resultados.

Por isso, é compreensível ficar receoso sobre os benefícios de contratar ou não uma consultoria de vendas. Se você está com essa dúvida, siga a leitura para saber mais sobre o assunto.

Como funciona uma consultoria de vendas?

Cada cliente que contrata uma consultoria de vendas tem uma experiência diferente, pois praticamente nenhuma consultoria é igual. Isso acontece por vários motivos, mas os principais são:

  • cada consultoria tem uma metodologia diferente;
  • cada empresa tem um problema diferente.

Por isso, é difícil explicar exatamente como uma consultoria de vendas funciona, já que, na prática, a experiência é diferente para cada um, dependendo de quem foi contratado e quem contratou.

No entanto, o processo básico de uma consultoria de vendas consiste em ajudar uma empresa a vender mais através da aplicação de uma metodologia específica.

Assim, os consultores vão até a sede da empresa e aplicam a sua metodologia, normalmente adaptada para o contexto do contratante. O objetivo, claro, é aumentar o índice de conversão da equipe comercial e gerar mais negócios para o cliente.

Quais os benefícios de contratar uma?

Agora que você já sabe o que é uma consultoria de vendas, veja abaixo quais são as vantagens de contratar uma (que faça um bom trabalho) para sua empresa.

1. Diagnóstico do processo

Uma boa consultoria ajudará o empresário a fazer um diagnóstico do seu processo de vendas identificando quais são as falhas que fazem com que os resultados não sejam adequados.

De maneira simples, uma venda acontece quando um produto ou serviço tem qualidade e consegue resolver a dor de uma pessoa. Se a empresa não está vendendo, o erro pode estar em qualquer lugar desse processo. Por exemplo:

  • o produto não é bom;
  • o produto não resolve o problema;
  • a demanda é baixa;
  • o consumidor não tem acesso ao produto;
  • a negociação não é bem-feita.

Os consultores, então, tratam de identificar o problema na sua empresa e propor uma solução para resolvê-lo.

2. Otimização do processo de vendas

Com o diagnóstico feito, a consultoria passa a aplicar a sua metodologia para otimizar o processo de vendas da empresa contratante.

Com as dicas e o treinamento oferecido pelos consultores, todo o processo de vendas fica otimizado para alcançar os melhores resultados possíveis.

3. Capacitação da equipe

Uma das maneiras que a consultoria consegue melhorar os resultados de uma empresa é ao capacitar o time de vendas com técnicas modernas para fechar mais negócios.

O maior benefício disso é o crescimento em longo prazo no número de vendas, já que a equipe comercial ganha mais ferramentas para bater metas e converter mais leads em clientes.

4. Obtenção de conhecimento

O conhecimento é uma das melhores ferramentas para as empresas que querem crescer constantemente e de maneira sustentável. E a consultoria de vendas é uma excelente fonte de conhecimento.

O consultor ajudará a explicar como o processo de vendas funciona e, assim, você poderá entender o impacto positivo (ou negativo) de determinadas ações ou estratégias que colocar em prática.

Isso dará mais autonomia para gerenciar o seu negócio e buscar os melhores resultados de vendas possíveis.

5. Mais vendas

Por fim, mas não menos importante, devemos listar o óbvio: investir em uma consultoria de vendas traz mais negócios fechados para a sua empresa, claro.

Se for uma boa consultoria, no entanto, esse benefício será sentido em curto, médio e longo prazo, graças aos motivos listados acima, como a obtenção de conhecimento, capacitação do time e otimização do processo de vendas.

Como encontrar a consultoria de vendas ideal para sua empresa?

Se você ficou convencido de que uma consultoria de vendas é o que a sua empresa precisa para ter sucesso, é importante aprender como escolher a melhor opção no mercado para você.

Para isso, você deve começar pesquisando quais das consultorias realmente dão resultados e quais delas falam só da boca para fora. Para identificá-las, confira os depoimentos de antigos clientes e cases de sucesso.

Além disso, verifique também os dados concretos de resultados obtidos pelas consultorias para confirmar se a metodologia delas funciona ou não.

Para completar, opte por consultorias de venda que trabalham com métodos científicos, utilizando conceitos de Neuromarketing e Neurovendas para atingir o melhor desempenho possível.

Seguindo essas dicas, ficará muito fácil contratar uma consultoria de vendas que realmente valha a pena e traga bons resultados para a sua empresa, melhorando o seu faturamento em curto e em longo prazo.

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